Agende sua consulta: 47 2033-0974 | 47 2033-0973

O que você precisa saber sobre a lesão no manguito rotador

Primeiramente, o que são os tendões do manguito rotador?

O manguito rotador é um conjunto de 4 tendões que se localizam no ombro e envolvem a cabeça do úmero. Os tendões são: tendão supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. Esses tendões são essenciais para o bom funcionamento do ombro.

 

Por que ocorrem lesões? 

Os problemas ocorrem quando parte destas estruturas se tornam irritadas ou danificadas. Isso causa dor, fraqueza e limitação nos movimentos do ombro. A dor pode ser intensa e muitas vezes piora quando você tenta dormir de lado.

A lesão do manguito rotador ocorrem mais freqüentemente em pessoas que repetidamente executam movimentos de elevação e/ou rotação dos braços em atividades profissionais ou esportivas. Os melhores exemplos são os pintores, carpinteiros e jogadores de tênis profissionais e de fim de semana. O risco de lesão do manguito rotador também aumenta com a idade, diversos estudos mostram que ate 2/3 da população de 70 anos tem lesão do manguito rotador, muitas dessas pessoas são assintomáticas.

 

Quando consultar um médico?

Uma dor no ombro que é de curta duração muitas vezes não é motivo de preocupação. Porém, consulte o seu ortopedista especialista em ombro e cotovelo, imediatamente, se tiver uma perda súbita de movimento após uma lesão. Você poderá ter uma ruptura substancial do manguito rotador.

 

Como é feito o tratamento?

O tratamento deve ser individualizado, levando em consideração a atividade, idade e condições clínicas do paciente. Nos casos de impacto tipo I e II, o tratamento conservador com fisioterapia e medicamentos costumam ser efetivo. Já em casos em que existe um estreitamento do espaço subacromial pode ser indicado TRATAMENTO CIRÚRGICO.

 

O tratamento cirúrgico é feito por via Vidoartroscopia (videocirurgia), intervenção cirúrgica minimamente invasiva. Com a evolução da técnica, o procedimento vem se tornando cada vez mais cômodo para o paciente. Três ou quatro incisões, com 4 a 5 milímetros cada, possibilitam ao cirurgião, recolocar e fixar o tendão no ponto em que se soltou, remover as lesões e os processos inflamatórios. Em geral, o procedimento dura cerca de uma hora, e o tempo de internação não costuma superar um dia. Além disto, com um trabalho de reabilitação pós-operatória bem executado, os resultados são excelentes em mais de 90% dos casos. Ou seja, o indivíduo se livra da dor e do desconforto e, em poucos meses, pode retomar todas as atividades de rotina

 

Consulte nossa equipe médica!

--

CORE ORTOPEDIA

Av. do Estado Dalmo Vieira, 1555 sl. 107 Pioneiros, Balneário Camboriú/SC

 

Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro:

Instagram: @coreortopedia  Facebook: /coreortopedia

Voltar


Agende sua consulta

Todos direitos reservados © 2016 CORE.
Site desenvolvido por