Agende sua consulta: 47 2033-0974 | 47 2033-0973

Mitos e Verdades sobre o Lúpus

Bastante gente já ouviu falar sobre lúpus, mas poucas pessoas conhecem de fato a doença. Embora seja uma doença antiga, o lúpus se tornou assunto recentemente após as artistas Lady Gaga e Selena Gomez declararem que vivem com a doença. 

 

O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, as defesas do organismo (imunidade) atacam o próprio corpo. Isso pode acontecer só na pele, sem afetar outros órgãos (chamamos de lúpus eritematoso cutâneo). Porém, algumas vezes, outras partes do corpo são atacadas: as articulações, os rins, as células do sangue, a camada que envolve o coração e os pulmões, o intestino e até o cérebro. Nestes casos, chamamos de lúpus eritematoso sistêmico. Dentre os principais sintomas de Lúpus estão as lesões na pele, caracterizadas por vermelhidão nas maçãs do rosto e no nariz, dor e inchaço nas articulações, inflamação nos rins, na pleura e no pericárdio.

 

O lúpus é contagioso? MITO 

O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, em que as células responsáveis pela defesa produzem anticorpos contra células do próprio organismo. Por isso, como toda doença autoimune, não é contagioso. 

 

O lúpus tem cura? MITO

O Lúpus é uma doença crônica que passa por períodos de atividade e períodos de remissão. Logo nessas fases (remissão), a pessoa pode ficar totalmente bem, sem qualquer sintoma, mas isso não significa que o distúrbio imunológico que “causou” a doença, foi corrigido definitivamente. É uma doença que pode ficar sem sintomas, mas que sempre vai necessitar um acompanhamento médico contínuo.

 

O reumatologista é o profissional indicado para diagnosticar o lúpus? VERDADE

O diagnóstico da doença é de responsabilidade de um reumatologista, médico especializado nas patologias que atingem o tecido conjuntivo (articulações, músculos, ossos, ligamentos e tendões). O médico fará sua análise baseada nos 11 critérios para diagnosticar o lúpus, segundo a Sociedade Americana de Reumatologia, e indicará o tratamento adequado para controle da doença.

Consulte nossa equipe médica!

--

CORE ORTOPEDIA

Av. do Estado Dalmo Vieira, 1555 sl. 107 Pioneiros, Balneário Camboriú/SC

 

Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro:

Instagram: @coreortopedia  Facebook: /coreortopedia

Voltar


Agende sua consulta

Todos direitos reservados © 2016 CORE.
Site desenvolvido por