Agende sua consulta: 47 2033-0974 | 47 2033-0973

Lesões no joelho durante a prática do futebol

Lesões no joelho durante a prática do futebol são muito comuns. Especialmente em mulheres as lesões de LCA (Ligamento cruzado anterior) são prevalentes.

 

Por que lesões de LCA são comuns no futebol?

A maioria dessas lesões ocorrem sem contato e esse é o mecanismo mais comum de lesão. Normalmente o atleta pisa em algum buraco ou pisa de forma inadequada e torce o joelho inesperadamente sem ter uma contratura e resposta adequada da musculatura para suportar essa torção. Comumente o atleta escuta ou sente um estalido que representa o impacto do escorregamento entre a tíbia e o fêmur. Nas horas seguintes a lesão se o joelho edemaciar de forma evidente o que ocorre devido ao sangramento interno pela lesão ligamentar , isso é um grande indicativo de ruptura do LCA. Em jovens praticantes de atividades esportivas o sangramento articular em 75% das vezes significa uma lesão do LCA.

 

Podem ocorrer lesões de outros ligamentos do Joelho?

Sim, outras lesões que podem afetar os praticantes de futebol são as de ligamentos colaterais onde a mais comum é a do LCM (ligamento colateral medial) no lado interno do joelho e muito menos comum a do LCL (ligamento colateral lateral) no lado externo do joelho. A maioria das lesões isoladas do LCM podem cicatrizar com programa de reabilitação. Existem alguns tipos de lesões dos colaterais em graus mais instáveis e/ou com lesões associadas que vão necessitar de reparo cirúrgico.

 

Lesões de meniscos no futebol

As lesões dos meniscos também são comuns no futebol. O menisco funciona como um amortecedor para o joelho e a integridade dos meniscos é essencial para saúde a longo prazo da articulação. Se a lesão do menisco for reparável cirurgicamente, este deve ser feito o quanto antes para haver maior chance de cicatrização e proteção para que esse joelho não evolua com artrite. Hoje existem técnicas muito eficazes no salvamento meniscal dependendo da característica da lesão. Se após uma lesão no joelho o atleta evolui com dor na linha articular principalmente ao agachar, em atividades de impacto ou rotações este deve ser examinado para averiguar uma possível lesão de menisco.

 

Quando procurar tratamento após uma lesão de joelho?

Na prática esportiva e especificamente no futebol essas lesões são muito comuns. Mulheres pela sua anatomia tem uma predisposição maior as lesões do LCA. Se durante a prática esportiva o atleta sentir um estalido com dor, sentir o joelho instável (falseando) ou o joelho inchar após a o episódio o mesmo deve procurar o atendimento de um especialista o quanto antes para ter certeza do diagnóstico e fazer o tratamento mais indicado. A demora em procurar um atendimento especializado para um diagnóstico preciso pode atrasar o tratamento de lesões que precisam ser eventualmente reparadas cirurgicamente. O resultado dos procedimentos cirúrgicos tem melhor evolução quando realizados precocemente. Lesões de meniscos e cartilagens podem ocorrer concomitante mente com lesões do LCA e podem se tornar não reparáveis com o passar do tempo devido ao dano tecidual às estruturas em decorrência da instabilidade crônica da articulação.

 

Uma prática esportiva segura e saudável deve vir sempre acompanhada de preparo e fortalecimento. A musculação  e trabalhos de equilíbrio específicos para joelhos são a melhor forma de prevenir lesões desse tipo. Caso ocorra uma lesão a dica é: Procure ajuda de um especialista o quanto antes para tentar restaurar da melhor forma a saúde do seu joelho.

 

Dr. Felipe Zamboni 
Cirurgia do Joelho e trauma do Esporte
Departamento Medico - Clube Náutico Marcilio Dias

Voltar


Agende sua consulta

Todos direitos reservados © 2016 CORE.
Site desenvolvido por