Agende sua consulta: 47 2033-0974 | 47 2033-0973

Joanete - Porquê procurar um médico Ortopedista!

O joanete é uma deformidade que altera a angulação dos ossos do dedão do pé. Essa saliência, uma espécie de “calo” ósseo, aparece na articulação da base do dedão. Quando uma pessoa tem joanete, o dedão acaba apontando na direção dos outros dedos.

Além de ser esteticamente desagradável, o joanete causa grande incômodo, atrapalhando até seu movimento ao caminhar. Quem tem joanete costuma notar que a pele sobre o local afetado fica vermelha e sensível, com um inchaço – e, o pior de tudo, o pé fica bastante dolorido, prejudicando seus movimentos.

 

O joanete só ocorre em mulheres?
Não! Existe a ocorrência do joanete em adolescente ou crianças, não sendo uma alteração tão comum, sendo chamado de hallux valgo juvenil. O joanete pode ocorrer na ponta do dedo, entre as falanges do dedo, sendo chamado de hállux valgo interefalangico, ou ainda, pode ocorrer no dedinho, sendo chamado de joanete de sastre ou joanete do costureiro. A incidência de joanete por sexo é de 9 mulheres para 1 homem.

 

Salto alto é o vilão! 

Os grandes vilões são os sapatos apertados demais ou com pontas estreitas, principalmente os de salto alto. Ou seja: alguns dos modelos favoritos das mulheres se encaixam perfeitamente nessa descrição, o que certamente contribui para o joanete ser um problema tão comum e frequente.

Quando a pessoa passa o dia todo com a ponta do pé espremida num calçado apertado – e quando todo o peso do corpo fica apoiado sobre essa região –, é inevitável que a área seja afetada. Em muitos casos, o resultado disso é o joanete. 

 

Como o médico ortopedista pode ajudar?

Além de fazer o diagnóstico correto do problema, o médico ortopedista é o profissional capacitado para explicar a você o que fazer para amenizar as dores causadas pelo joanete. Isso passa, inclusive, pela escolha de sapatos adequados.

O único tratamento realmente eficaz para o joanete é a cirurgia. Um procedimento bastante seguro e com alto índice de sucesso e não oferece nenhum grande risco. 

É possível corrigir a deformidade através de pequenas incisões na pele. Ou seja: o paciente consegue se curar do joanete com uma intervenção cirúrgica pouco invasiva, e que propicia ótimos resultados. 

Consulte nossa equipe médica!

--

CORE ORTOPEDIA

Av. do Estado Dalmo Vieira, 1555 sl. 107 Pioneiros, Balneário Camboriú/SC

 

Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro:

Instagram: @coreortopedia  Facebook: /coreortopedia

Voltar


Agende sua consulta

Todos direitos reservados © 2016 CORE.
Site desenvolvido por