Agende sua consulta: 47 2033-0974 | 47 2033-0973

FEVEREIRO ROXO: MÊS DE ALERTA SOBRE LÚPUS E FIBROMIALGIA

O “Fevereiro Roxo”, assim como outras iniciativas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, é uma campanha de conscientização sobre 3 doenças: o Lúpus, a Fibromialgia e a Doença de Alzheimer. Nestas campanhas, o objetivo a alertar sobre os sintomas destas doenças de forma a estimular a procura por auxílio médico em fases mais precoces, permitir que o tratamento seja instituído, assim como orientar pacientes e familiares sobre as mesmas.

 

No mês de Fevereiro Roxo, duas doenças reumatológicas são o foco:  o Lúpus e a Fibromialgia. 

 

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (de sigla LES) é uma doença inflamatória autoimune crônica que ocorre por uma interação de fatores genéticos, hormonais e ambientais que causam um desequilíbrio do sistema imunológico. Habitualmente nosso sistema de defesa é programado para reconhecer e destruir, através da produção de células inflamatórias e de anticorpos, tudo o que é estranho ao organismo. Assim, quando um vírus ou uma bactéria entram no nosso sangue, o sistema de defesa os reconhece como estranhos, danosos e os destroem.  No LES, o sistema imune passa a reconhecer como estranhas as nossas células sadias, com produção de células inflamatórias e anticorpos que agem contra elas. Acomete principalmente mulheres jovens, sendo mais freqüente entre os 20 e 45 anos de idade. Caracteriza-se pelo acometimento de vários órgãos como pele, articulações, rins, sistema nervoso, vasos, dentre outros. Os sintomas incluem lesões vermelhas na pele, especialmente na face e em áreas mais expostas ao sol, dores nas articulações, emagrecimento, febre, fraqueza, urina de aspecto espumoso, anemia, redução da contagem das células vermelhas, brancas e das plaquetas.

 

Já a Fibromialgia é uma doença em que não há processo inflamatório ou alteração do sistema imunológico. Está mais associada a fatores psíquicos, transtornos depressivos, de ansiedade e insônia. É caracterizada por sintomas como dor espalhada em todo o corpo, insônia ou sono não reparador e sintomas depressivos. Os exames de sangue apresentam-se normais nesta condição. 

 

Qualquer pessoa deve procurar um Reumatologista quando apresentar dores nas articulações, na coluna lombar ou dor difusa no corpo persistentes, que durem mais de seis semanas, especialmente se há acometimento de várias articulações, incluindo as das mãos e dos pés.  

 

Diante destes sinais, alerte-se! Procure um Reumatologista! O  diagnóstico precoce e correto e o tratamento adequado evitam danos articulares irreversíveis e permitem a manutenção de uma boa qualidade de vida, mesmo com a doença. 

 

Dra. Cáris de Rezende Pena

CRM SC 12.345

RQE 6010. RQE 5998

Voltar


Agende sua consulta

Todos direitos reservados © 2016 CORE.
Site desenvolvido por