Conhecendo o Ombro
A Cirurgia do Ombro e Cotovelo é uma área de atuação da Ortopedia que se dedica ao tratamento de patologias relacionadas a essas articulações, o Ortopedista que trabalha nessa área, faz, além dos 3 anos de residência em Ortopedia e Traumatologia, 1 ano exclusivo de residência em cirurgia do Ombro e Cotovelo, também conhecido como R4 ou “fellow”, em serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (www.sbcoc.org.br), no site é possível verificar todos os membros titulares da sociedade, ou seja, aqueles que realizaram a residência e foram aprovados como membros.
A Cirurgia do Ombro e Cotovelo abrange inúmeras patologias, cirúrgicas ou não, relacionadas à traumatismos, processos inflamatórios, lesões degenerativas, etc.
Muitos casos podem ser tratados por videoartroscopia, onde o cirurgião introduz uma microcâmera na articulação e através de pequenas incisões introduz cânulas e instrumentais para tratamentos das lesões, a videoartroscopia do Ombro e do Cotovelo evoluiu muito nos últimos anos e hoje dispomos de materiais cirúrgicos com tecnologia de ponta, para que ocorra mínima agressão cirúrgica e melhor recuperação.
Nos casos de fraturas e luxações (deslocamento da articulação), que necessitam de cirurgia, a maioria dos casos precisa incisões cirúrgicas, para que a região fraturada seja reduzida (alinhada) e se proceda a osteossíntese (fixação), através dos mais diversos tipos de materiais (placas, parafusos, hastes, próteses, fios metálicos, etc), de acordo com cada caso. As luxações são consideradas emergências na Ortopedia, ou seja, tão logo sejam diagnosticadas devem ser prontamente reduzidas (recolocada a articulação no lugar).
As lesões no ombro são muito frequentes, seja por traumas decorrentes de acidentes de trânsito, que estão cada vez mais comuns e mais graves, principalmente com motocicletas, seja por trauma esportivos, ou por lesões degenerativas, que também aumentam cada vez mais, visto que a expectativa de vida da população está aumentando.
O objetivo do Cirurgião de Ombro e Cotovelo é sempre amenizar o sofrimento do paciente, muitas patologias geram dor em repouso, que diminuem a qualidade de vida, pois perturbam o sono e diminuem o rendimento do indivíduo, outras incapacitam os movimentos do braço, impossibilitando de realizar atividades simples, como fechar o sutiã, puxar o cinto de segurança, retirar o cartão da catraca no estacionamento, estender roupas, etc, chegando ao extremo de atrapalhar a realização da higiene pessoal.
Orientamos que sempre que você apresentar dor no ombro, que iniciou sem motivo aparente, que ocorre mesmo em repouso, atrapalha o sono e se torna persistente, procure um ortopedista, para que um diagnóstico seja firmado e o correto tratamento instituído.
Dr. Juliano Pacheco Camilotti
- Ortopedia e Traumatologia
- Cirurgia e Videoartroscopia do Ombro e Cotovelo
- CRM-SC 11.930 SBOT 11.130 RQE 7997