Hérnia de Disco
A hérnia de disco intervertebral lombar é a patologia da coluna que mais leva as pessoas a realizarem algum tipo de procedimento cirúrgico na coluna vertebral.
Essa doença incide em cerca de 2 a 3 % da população global mais frequentemente a partir dos 35 anos, sendo mais comum em homens. Sabe-se que um dos principais fatores de risco é a predisposição genética.
Inicialmente o tratamento destes pacientes é realizado de forma conservadora, sem cirurgia. Mas alguns casos são resistentes ao tratamento conservador e ou causam alterações sensitivas e motoras progressivas e acabam necessitando de tratamento cirúrgico.
Atualmente as técnicas minimamente invasivas são os métodos de escolha sempre que possível devido a menor agressão cirúrgica, menor tempo de recuperação e maior segurança no ato operatório.
Uma opção é a videocirurgia endoscópica para tratamento da hérnia lombar, procedimento que venho realizando com bons resultados e satisfação dos pacientes. Abaixo imagens da realização deste procedimento.
Dr. Luis Fernando Hoffmeister
- Membro da sociedade Brasileira de Ortopedia e Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna Vertebral
- CRM-SC 14429 SBOT 12.553