Agende sua consulta: 47 2033-0974 | 47 2033-0973

Síndrome do ombro congelado - capsulite adesiva

A cápsula articular do ombro é uma estrutura a base de colágeno, elástica e flexível, que reveste a articulação, ajudando na estabilidade e função do ombro. Quando inflama, ela incha, fica vermelha e mais espessa, perdendo sua elasticidade. A dor e a progressiva limitação dos movimentos dessa articulação caracterizam a chamada capsulite adesiva do ombro, ou ombro congelado, como era conhecida antigamente.

A capsulite adesiva inicia-se com uma inflamação, mas diferentemente das bursites e tendinites, ocorre na cápsula articular, que é o tecido que reveste toda a articulação. Pode existir algum "gatilho" para o desenvolvimento da capsulite, como um pequeno trauma ou um esforço repetitivo. Mas ela pode ocorrer sem nenhuma causa aparente.

Possui três fases. Inicialmente, surge a dor com a progressiva limitação dos movimentos do ombro de forma gradual, a denominada fase inflamatória. Em seguida, vem a fase restritiva ou de “congelamento", quando os movimentos já estão bem limitados. Por último, há a fase de “descongelamento” ou da restauração dos movimentos do ombro, também lenta e progressiva. Esse processo pode levar de seis meses até cerca de dois anos ou mais.

 

Sua causa está relacionada à fatores genéticos e à reações auto-imunes, mas não se conhece exatamente como ela é originada. Sabe-se que é mais comum em pessoas com diabetes, e algumas outras patologias, como hipertireoidismo.

 

O tratamento depende da fase do problema. Em alguns casos podem ser necessários bloqueios do nervo supraescapular, injeções de anestésico no ombro, bem na região que passa este nervo. Já em outros mais avançados a cirurgia por VIDEOARTROSCOPIA pode ser indicada. 

O ideal é que ao notar dores e limitações no movimento do ombro, procure imediatamente um Médico Ortopedista especialista em Ombros para um tratamento adequado!

Consulte nossa equipe médica!

--

CORE ORTOPEDIA

Av. do Estado Dalmo Vieira, 1555 sl. 107 Pioneiros, Balneário Camboriú/SC

 

Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro:

Instagram: @coreortopedia  Facebook: /coreortopedia

 

Voltar


Agende sua consulta

Todos direitos reservados © 2016 CORE.
Site desenvolvido por